por Paulo Costa @carroetecnica
Você vai começar o diagnóstico no veículo e após aquela demora incomum recebe a mensagem de Falha na Comunicação. O que poderá ser? Falha do Scanner? Falha do Módulo? Falha há linha de Comunicação entre o Módulo e o Scanner? O Scanner não está atualizado para aquele sistema?
Esse é um problema comum que enfrentamos nas oficinas diariamente e nós podemos realizar alguns procedimentos que poderão nos ajudar a chegar a um diagnóstico rápido do problema e ganhar preciosas horas do nosso dia de serviço.
O Protocolo K-Line é utilizado desde os anos 1990 para a comunicação entre o Scanner e a Central de Injeção Eletrônica, passando posteriormente a servir também aos outros módulos que foram sendo acrescentados no veículo como ABS e Air Bag, por exemplo. Nos últimos 10 anos o Protocolo CAN tem sido utilizado como linha de diagnóstico, porém, muitos veículos presentes nas oficinas ainda utilizam o Protocolo K-Line ou Linha K para a comunicação com o Scanner.
Estimulado por essa realidade e as frequentes consultas dos nossos alunos sobre o que fazer quando o Scanner não comunica com a Central, fizemos essa vídeo aula com dois veículos diferentes que utilizam o K-line, realizando os testes que eu mesmo faço quando me deparo que esse problema, e espero que seja de grande utilidade no seu dia a dia.