por paulo costa
Os sistemas de Injeção Direta de Combustível (ou Sistema GDI) dois circuitos de pressão de combustível, sendo um de baixa e outro de alta pressão. O de baixa pressão é eletroeletrônico com bomba intra-tank, que na maioria dos casos é comandada por um módulo escravo que recebe ordens da Unidade de Comando do Motor.
A linha de Alta Pressão, que é abastecida pela linha de Baixa Pressão, possui bomba eletromecânica, que é acionada mecanicamente pelo Comando de Válvulas, porém, a pressão que a mesma gera é determinada pela UCM através da Eletroválvula de Controle da Pressão, também conhecida como Regulador de Pressão Eletrônico.
Por ser acionada mecanicamente a Bomba de Alta Pressão está sujeita a problemas como desgaste mecânico (do comando e/ou da haste do seu eixo) provocado pelo tempo ou falha no Sistema de Lubrificação, assim como problemas em suas válvulas e vedações internas. Estes problemas causarão perda de eficiência da Bomba de Alta, comprometendo a pressão de trabalho da linha de alta pressão e/ou a sua estanqueidade.
O vídeo abaixo é um Estudo de Caso com detalhes De um diagnóstico realizado em parceria com Marcos da Mineiro Peças e Serviços, localizada em Santa Juliana-MG, que é um dos alunos do nosso Curso Online de Injeção Eletrônica, e foi realizado em um Ford Focus 2015 Duratec Direct Flex GDI, onde o cliente reclamava da dificuldade do motor entrar em funcionamento.
Observação: O vídeo estará disponível neste Sábado 14/01/23 às 15:30h. Acesse o nosso Canal e clique em Receber Notificações para ser lembrado. Até lá!
Conheça os cursos Online Carro & Técnica clicando na imagem abaixo!