Atualidades Destaque Parceiros Técnica

VEJA COMO FOI O CURSO DE GDI TECNOMOTOR/CARRO & TÉCNICA

Nos dias 29 e 30 de Abril, a Tecnomotor-Ne e a Carro & Técnica realizaram um curso intensivo de Injeção Eletrônica Direta/GDI, que contou com 16 horas de conteúdo técnico teórico e prático no Centro de Apoio ao Reparador Tecnomotor (CAR, em Jaboatão dos Guararapes/PE (grande Recife).

A primeira parte do curso teve como abordagem inicial os circuitos de baixa e alta pressão de combustível, seus componentes e as suas particularidades, as possíveis configurações encontradas nos diversos sistemas, como circuito de baixa pressão sob demanda ou convencional e a bomba de combustível trifásica. Sonda Lambda de Banda Larga (Wide Band Sensor) e a possível aplicação da Sonda de Banda Estreita (Narrow Band Sensor) no sistema GDI, e também foram abordados os bicos injetores (tipos, aplicações, testes, oscilogramas e diagnóstico), sistema de ignição (vela orientada) e as estratégias de formação da mistura homogênea e estratificada.

Exposição da estratégia de mistura estratificada.

O período da tarde (segunda parte do curso) da sexta-feira foi todo dedicado à prática dos assuntos abordados com utilização do scanner automotivo, manômetro, diagrama elétrico, multímetro e osciloscópio, com dicas técnicas práticas. Destaque para a participação alunos, sempre atentos e interagindo com o instrutor Paulo Costa.

Teste do sensor de pressão do rail com multímetro e osciloscópio.
Alunos testando o sensor de pressão do rail com multímetro e osciloscópio.
Leitura do diagrama elétrico.

No sábado (30) os assuntos abordados nesta terceira parte foram os subsistemas de sobrealimentação (turbina e seu gerenciamento), comando de válvula variável/VVT (controle angular e por levante das válvulas), sistema de ventilação com separador de óleo e o coletor de perfil variável/VIS, sistemas que também fazem parte de motores com injeção indireta, mas que são mais comuns nos motores GDI.

Exposição do separador de óleo do sistema de ventilação do carter.

A quarta e última parte do curso foi mais uma vez destinada a aplicação prática no VW T-Cross, com diversos testes e simulações de defeitos, atenção as estratégias de funcionamento do sistema de injeção direta e mais medições e análises aplicando o conhecimento e as ferramentas disponíveis, cada uma segundo a sua importância no diagnóstico. Mais uma vez os alunos se destacaram pela participação e atenção às orientações e técnicas passadas.

Análise da estanqueidade do bico injetor na câmara de combustão com o Boroscópio.
Análise do oscilograma da eletroválvula reguladora de pressão da bomba de combustível de alta pressão.

E assim transcorreu o curso; muitas informações teóricas, essenciais para o desenvolvimento da “linha de raciocínio” em um diagnóstico complexo e avançado, como normalmente são apresentados às anomalias nos sistemas GDI, e claro, a importante aplicação prática das mesmas. Agradecemos ao alunado pela confiança e parabenizamos pela aplicação e dedicação nas aulas. Mais sucesso a todos!

Interpretação dos parâmetros no Rasther.
Análise do sinal de controle PWM e corrente da bomba de combustível de baixa pressão.
Análise do sinal de controle PWM e corrente da bomba de combustível de baixa pressão.

Alunos e seus merecidos certificados. Esq. p/ dir., Instrutor Paulo Costa com os alunos Ivanildo Silva, Felipe Didier, Raif Santos, Fittipald Gomes, Alan Barboza e Victor Renner.

Reserve sua vaga e participe do nosso próximo curso de Injeção Direta de Combustível em Natal/RN nos dias 11 e 12 de Junho de 2022. Informações abaixo.

Comentários

Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *