por Paulo Costa
O Alternador Gerenciado/Pilotado é uma realidade em diversos veículos, com isso, o Reparador Automotivo deve dominar mais essa tecnologia que está inserida na Rede de Comunicação.
Nesse vídeo você poderá ver duas das principais estratégias operadas pela Unidade de Comando do Motor, e que contribuem com a diminuição das emissões de poluentes e consumo de combustível.
Vejamos os quador abaixo no Scanner FCar:
Estratégia Passive Boost
A estratégia Passive Boost consiste em inibir a atuação do Alternador, ou seja, o Alternador é desligado para diminuir a carga imposta ao motor. Após atingida uma determinada rotação a Carga do Alternador é reestabelecida.
Estratégia Regenerative Braking
Na estratégia Regenerative Braking a UCM aproveita o Freio Motor para repor a carga da Bateria.
Carga da Bateria
Estas duas e as demais estratégias de funcionamento do sistema só serão ativadas se a carga da Bateria estiver acima de 85%, caso contrário, o funcionamento do Alternador será semelhante ao sistema Convencional.
Assista o vídeo abaixo e saiba mais detalhes sobre o Gerenciamento do Alternador.