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Estudo de Caso: Falha na Rede CAN KIA SOUL

por instrutor paulo costa

Veículo: Kia Soul 2013 Automático

Falha: Lâmpada MIL acesa e Scanner não comunica com os módulos do veículo

DTCs

O veículo chegou à oficina Impacto Motocar, de propriedade do técnico Hiderley com a reclamação da “lâmpada da injeção” acesa, porém, não apresentava falhas de dirigibilidade.

Diagnóstico

Com o scanner, através da varredura global via Rede CAN, foi possível acessar o DTCs (códigos de falhas. Modo 3 no Padrão OBD2) presentes, porém não foi possível realizar o Modo 1 (Leitura de Parâmetros e Monitores Contínuos) nas demais Modos OBD2.

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O técnico Hiderley entrou em contato conosco e solicitamos ao mesmo que fizesse a leitura do sinal da Rede C-CAN (que nesse caso usa o Protocolo CAN) com Osciloscópio através dos pinos 6 (CAN H) e 14 (CAN L), uma vez que os DTCs presentes apontavam para uma falha de comunicação, ou seja, uma falha na camada física da Rede de Comunicação, como mostra a imagem abaixo.

A imagem captada deixou claro que havia um Curto à Massa na CAN Low (Canal Amarelo, Pino 14), que estava afetando também a CAN High (canal Azul, Pino 6).

CLIQUE NA IMAGEM!

O próximo passo foi fazer a leitura da Topologia da Rede para identificar os Nós (módulos) presentes na C-CAN e o tipo (ou tipos) de topologia presente para saber qual o melhor modo de proceder.

Topologia das Rede de Comunicação composta pelas Redes C-CAN e B-CAN enviada pelo suporte da Doutor IE.

Solução

De posse dos conhecimentos e ferramentas necessárias, feita análise do chicote elétrico e seus testes necessários, concluímos que a causa da ligação à massa da CAN Low estava senso causada pelo módulo do sistema Air Bag/SRS

O diagnóstico da Rede CAN e o diagnóstico de defeitos em veículos com Rede de Comunicação exige do profissional os conhecimentos relativos à Rede mas também domínios no de teste de chicotes, interpretação de diagramas elétricos automotivos, Multímetro Automotivo e Osciloscópio, entre outros.

A Carro & Técnica Treinamentos Automotivos tem disponível nas versões On Line/EAD e presencial os Cursos IDEA, Osciloscópio Automotivo e Rede CAN (Presencial. Breve EAD) para que você possa dominar os conhecimentos para diagnósticos como esse e muitos outros.

Se achou essa matéria relevante, compartilhe em suas redes e ajude a outros colegas na compreenção do diagnóstico em veículos com Rede de Comunicação.

Saúde e sucesso!

Comentários

Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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