por instrutor paulo costa
Veículo: Kia Soul 2013 Automático

Falha: Lâmpada MIL acesa e Scanner não comunica com os módulos do veículo
DTCs

O veículo chegou à oficina Impacto Motocar, de propriedade do técnico Hiderley com a reclamação da “lâmpada da injeção” acesa, porém, não apresentava falhas de dirigibilidade.
Diagnóstico
Com o scanner, através da varredura global via Rede CAN, foi possível acessar o DTCs (códigos de falhas. Modo 3 no Padrão OBD2) presentes, porém não foi possível realizar o Modo 1 (Leitura de Parâmetros e Monitores Contínuos) nas demais Modos OBD2.

O técnico Hiderley entrou em contato conosco e solicitamos ao mesmo que fizesse a leitura do sinal da Rede C-CAN (que nesse caso usa o Protocolo CAN) com Osciloscópio através dos pinos 6 (CAN H) e 14 (CAN L), uma vez que os DTCs presentes apontavam para uma falha de comunicação, ou seja, uma falha na camada física da Rede de Comunicação, como mostra a imagem abaixo.

A imagem captada deixou claro que havia um Curto à Massa na CAN Low (Canal Amarelo, Pino 14), que estava afetando também a CAN High (canal Azul, Pino 6).

O próximo passo foi fazer a leitura da Topologia da Rede para identificar os Nós (módulos) presentes na C-CAN e o tipo (ou tipos) de topologia presente para saber qual o melhor modo de proceder.


Solução
De posse dos conhecimentos e ferramentas necessárias, feita análise do chicote elétrico e seus testes necessários, concluímos que a causa da ligação à massa da CAN Low estava senso causada pelo módulo do sistema Air Bag/SRS


O diagnóstico da Rede CAN e o diagnóstico de defeitos em veículos com Rede de Comunicação exige do profissional os conhecimentos relativos à Rede mas também domínios no de teste de chicotes, interpretação de diagramas elétricos automotivos, Multímetro Automotivo e Osciloscópio, entre outros.
A Carro & Técnica Treinamentos Automotivos tem disponível nas versões On Line/EAD e presencial os Cursos IDEA, Osciloscópio Automotivo e Rede CAN (Presencial. Breve EAD) para que você possa dominar os conhecimentos para diagnósticos como esse e muitos outros.
Se achou essa matéria relevante, compartilhe em suas redes e ajude a outros colegas na compreenção do diagnóstico em veículos com Rede de Comunicação.
Saúde e sucesso!
