Por Paulo Costa
Security Gateway é um sistema de segurança implantado por montadoras como Hyundai, Kia, Nissan, FCA e Renault.
O objetivo da SC é impedir os diversos sistemas automotivos de sofrer ataques cibernéticos, uma vez que os veículos estão cada vez mais conectados e esse fato tem feito a indústria buscar tecnologias que evitem tais ataques.
O sistema também limita a utilização de Scanners de Diagnóstico multimarcas através da Gateway. A Gateway (saiba mais Aqui) é um recurso presente nos veículos modernos que tem a função de gerenciar a Rede de Comunicação Veicular ou Rede CAN, permitindo a comunicação entre as diversas Redes presentes nos veículos e seus respectivos Protocolos de Comunicação, assim como com o Scanner Automotivo.
Além de evitar a invasão cibernética ao veículo, a Security Gateway tem a capacidade de limitar a comunicação entre a ferramenta de diagnóstico/scanner e as Unidades de Controle Eletrônico/UCEs presentes no mesmo, permitindo apenas a leitura da memória de avarias para verificação dos códigos de falha/DTCs e leitura de parâmetros.
A Tecnomotor desenvolveu a sua solução para a completa operação do Rasther, onde é possível realizar todas a operações como ler e apagar a memória de avarias, fazer análise de parâmetros, controlar atuadores, fazer os resets e as programações disponíveis.
Assista ao vídeo abaixo e entenda como é feito o procedimento para a utilização plena do Rasther 3S e Rasther Box nos modelos Renegade e Compass da FCA que contam com a presença da Security Gateway.