por Paulo Costa
Nesse episódio trazemos os Sistema de Ignição Estático, também conhecido com Sistema de Ignição por Centelha Perdida.
Esse sistema eliminou o Distribuidor de Ignição, Rotor de Ignição e a Tampa do Distribuidor.
O sistema é dotado de eletrônica digital com capacidade de auto diagnóstico, mapas de avanço adaptáveis aos diversos regimes de funcionamento do motor que tem como base de cálculo as informações do sensor de Rotação, Sensor de Fase (sistema Microplex da Magneti Marelli), Temperatura da Água e Sensor MAP.
A distribuição da centelha é responsabilidade da Unidade de Comando Eletrônico do sistema e tem como base de cálculo a informação do Sensor de Rotação e PMS (Ponto Morto Superior) do Motor. As bobinas trabalham para os pares gêmeos ( 1/4 e 2/3 em um motor de 4 cilindros). Quando uma bobina é comandada, a corrente elétrica gerada circula em uma vela de ignição do eletrodo positivo para o negativo e na vela do cilindro gêmeo do negativo para o positivo.
Nos diagramas Doutor IE abaixo pode-se ver os dois modelos principais de controle do circuito primário, onde o primeiro possui o estágio de potência (Transistor) incorporado à UCE. Já o segundo possui o estágio de potência está incorporado à Bobina de Ignição/ Transformador.
Estágio de potência incorporado ao Transformador de Ignição.
Espero que lhe seja útil esse conteúdo e peço que compartilhe, ajudando assim a divulgação do nosso trabalho.
Saúde e sucesso!