Por Paulo Costa
As Unidades de Controle Eletrônico do Motor ou UCE Motor submetidas ao Padrão OBD-2/OBD-Br2, monitoram a purga do Canister de modo calculado, ou de modo direto através de um Transdutor de Pressão instalado no tanque de combustível ou próximo a Filtro de Carvão Ativado/Canister.
O objetivo principal do monitoramento é evitar que o vapor de combustível formado no tanque atinja a atmosfera. Através do sensor de pressão, a UCE Motor consegue comparar a pressão existente dentro do tanque com a pressão atmosférica. Também monitora a atividade da Eletroválvula do Canister através da depressão informada pelo sensor de pressão, que será proporcional a Duty Cycle/PWM aplicado a Válvula CANP pela UCE Motor.
Em caso de falhas ligadas ao sistema, devemos começar pela análise da pressão disponível no Rasther/Scanner, pois, a partir daí poderemos ter um direcionamento de que se trata de um problema elétrico (Sensor ou seu Circuito Elétrico, UCE Motor, etc.) ou de pressão (Tanque, Tubulações, Válvula CANP, Canister, etc.).
Devemos atentar para os códigos de Falha/DTCs Obd-2 genéricos entre o P0440 e o P0459. Todos esses códigos tem relação com problemas detectados pelo monitoramento do sistema de emissões evaporativas do tanque de combustível. Somados a todos estes DTCs, ainda temos dos DTCs OBD-2 proprietários, que aumentarão ainda mais as possibilidades de causas do defeito, porém, sempre devemos começar o diagnóstico avaliando o básico, ou seja, as condições das tubulações, tanque, conexões elétricas, eletroválvula CANP e o próprio sensor de pressão.
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Sucesso!