Carro Técnica

Osciloscópio: CMP X CKP

Por Paulo Costa

Olá amigos!

Um rápido relato de um problema gerado por um comando de válvulas com dimensões erradas. O defeito mecânico gerava DTCs relativos ao CKP (Sensor de Rotação) e ao CMP (Sensor de Fase). A principio acreditamos que se tratava de um erro de montagem, mas após conferirmos a fasagem virtual com osciloscópio, constatamos que a mesma estava correta.

Veja as figuras abaixo para constatar a falha.

Se tomarmos como referência o sincronismo do 14º dente do CKP com o flanco de subida do primeiro dente do CMP, não acharemos erro, porém, se observarmos o largura do pulso do primeiro dente do CKP, quando sobrepomos os sinais, cinco pulsos cabem dentro dele.  Já no espaço entre O 1º dente e o flanco de subida do segundo dente podemos contar oitos pulsos do CKP.

Clique na imagem para visitar o site do nosso curso Osciloscópio & Transdutores Automotivos.

Conheça nossos com o Instrutor Paulo Costa no link https://carroetecnica.com.br/curso/

O diagnóstico apenas através do visual fica bastante difícil.

O comando com problema tinha diferença entre os tamanhos dos dentes de referência e entre os espaços entre eles. Compare os detalhes citados anteriormente sobre o comando original e veja onde estavam as diferenças que geravam os DTCs e as anomalias de funcionamento.

Fica a dica de que nesse tipo de análise não devemos nos atentar apenas ao sincronismo do primeiro dente do CMP com o dente “X” do CKP, mas sim, analisar o tamanho de todos os pulsos gerados do primeiro com relação aos do segundo.

Sucesso!

Você poderá gostar também de Osciloscópio: Eletroválvula De Controle Da Wastegate

Conheça nossos com o Instrutor Paulo Costa no link https://carroetecnica.com.br/curso/

Clique e visite Tecnomotor

Comentários

Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *