Por Paulo Costa
Olá amigos!
Um rápido relato de um problema gerado por um comando de válvulas com dimensões erradas. O defeito mecânico gerava DTCs relativos ao CKP (Sensor de Rotação) e ao CMP (Sensor de Fase). A principio acreditamos que se tratava de um erro de montagem, mas após conferirmos a fasagem virtual com osciloscópio, constatamos que a mesma estava correta.
Veja as figuras abaixo para constatar a falha.
Se tomarmos como referência o sincronismo do 14º dente do CKP com o flanco de subida do primeiro dente do CMP, não acharemos erro, porém, se observarmos o largura do pulso do primeiro dente do CKP, quando sobrepomos os sinais, cinco pulsos cabem dentro dele. Já no espaço entre O 1º dente e o flanco de subida do segundo dente podemos contar oitos pulsos do CKP.
Conheça nossos com o Instrutor Paulo Costa no link https://carroetecnica.com.br/curso/
O comando com problema tinha diferença entre os tamanhos dos dentes de referência e entre os espaços entre eles. Compare os detalhes citados anteriormente sobre o comando original e veja onde estavam as diferenças que geravam os DTCs e as anomalias de funcionamento.
Fica a dica de que nesse tipo de análise não devemos nos atentar apenas ao sincronismo do primeiro dente do CMP com o dente “X” do CKP, mas sim, analisar o tamanho de todos os pulsos gerados do primeiro com relação aos do segundo.
Sucesso!
Você poderá gostar também de Osciloscópio: Eletroválvula De Controle Da Wastegate
Conheça nossos com o Instrutor Paulo Costa no link https://carroetecnica.com.br/curso/