Por Paulo Costa
O sistema TPMS (Tire Pressure Monitoring Systems) nasceu da constatação (nos EUA) que uma parcela significativa dos acidentes graves com veículos acontece devido à pressão irregular dos pneus, por problemas ocorridos durante o trajeto com o veículo ou a falta de acompanhamento do condutor quanto à condição da pressão dos mesmos.
O TPMS é um sistema monitora a pressão dos pneus de modo individual e, em caso de anormalidade, indica para o condutor que houve uma queda na pressão do(s) pneu(s) através de um ícone (lâmpada) que acenderá no painel de instrumentos.
O sistema pode ser do tipo Indireto ou Direto. No TPMS Indireto o cálculo e feito através da informação dos sensores do Sistema ABS. Já no TPMS Direto, cada conjunto Roda/Pneu possui um sensor solidário a válvula de enchimento.
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Funcionamento do TPMS Indireto
O TPMS Indireto calcula a pressão dos pneus através da informação dos sensores de velocidade das rodas do sistema ABS (Anti Break System), fazendo a seguinte avaliação:
- As velocidades de cada roda serão a mesma se os Pneus estiverem com a mesma pressão
- Se um dos Pneus enviar uma velocidade maior, indica que houve uma queda de pressão no mesmo.
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O TPMS Indireto ixige menos manutenção e tem um custo menor, mas só é possível em veículos que possuam o sistema ABS.
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A desvantagem é um menor nível de precisão, pois está sujeito a alterações do conjunto Pneu/Roda. Em caso de calibração errada dos quatro pneus, o mesmo não irá detectar o erro.
TPMS Direto
O modelo direto utiliza um sensor de pressão em cada roda, logo, é possível saber de forma direta a pressão de cada pneu e, em alguns casos, até a temperatura do mesmo. A informação de pressão é enviada através de RF (Rádio Frequência) e cada sensor tem o seu próprio número de série, assim, a UCE consegue identificar cada roda.
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Comparado com o sistema indireto, o sistema direto tem as desvantagens de ter um custo mais alto, necessita de equipamentos de diagnóstico para fazer a sincronização Sensor/UCE, possibilidade de danos na montagem do pneu na roda, entre outros.
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O TPMS passou a ficar mais popular no Brasil com a obrigatoriedade do Sistema ABS. Nós reparadores devemos estar atentos ao diâmetro e simetria dos pneus em casos de falhas/DTCs relacionados ao ABS e/ou TPMS.
Vídeo Canal Honda
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