Por Paulo Costa
Fotos: Jair Toco
O estudo de caso dessa vez aconteceu na Mecânica D Car (também conhecida como Oficina do Toco) do reparador Jair Dornelles Goulart “ Toco” (aluno do Curso IDEA), localizada na cidade de São Borja, Rio Grande do Sul.
VW Polo Sedan
Motor 2.0 UCM
Bosch Motronic ME 7.5.10
Histórico
O veículo chegou a Mecânica D Car (Oficina do Toco) com o ar condicionado sem funcionar. Segundo o proprietário do veículo, o mesmo já havia passando por outras oficinas, mas não obteve sucesso na solução do problema.
Verificações
Foi verificado por Jair Toco que não haviam DTCs na memória de avarias do sistema e que a pressão do gás refrigerante estava dentro do especificado.
No sistema em questão, o compressor do é pilotado pela unidade Climatronic através de um sinal PWM enviado a Eletroválvula Reguladora de Fluxo/Válvula Torre Eletrônica. Para o controle do Ciclo de Trabalho/PWM, a UCE se baseia nos sinais dos seus sensores de temperatura, transdutor de pressão do gás refrigerante e foto sensor, além de outras informações enviadas pela Unidade de Comando do Motor via Rede CAN.
Assista vídeo abaixo e veja como Jair Toco, com a nossa parceria, conseguiu solucionar o problema.