Por Paulo Costa
Veículo: Celta 1.0 2015
Defeito: Baixa Potência
Sem DTC
O carro chegou a Automec com a queixa de perda de potência após um reparo feito no motor. Após o scanneamento, onde não achamos irregularidades em nenhum sensor ou atuador, mas sim em alguns parâmetros, que indicavam possível falha de distribuição.
Ao fazer a análise do sincronismo com o Osciloscópio, além do sinal irregular da imagem abaixo, percebemos que a fazagem do motor estava errada, pois, o flanco de subida do sinal do Sensor de Fase/CMP estava alinhado entre o 14º e o 15º dente, quando deveria estar alinhado entre o 13º e o 14º dente da Roda Fônica, antes da falha de feferência da mesma, logo, uma diferença de 1 dente.
Tínhamos então dois problemas; Erro de sincronismo entre os sinais CKP e CMP e falha do sinal do CKP.
O Erro de Sincronismo
O erro de sincronismo tinha como causa um problema antigo e conhecido, normalmente causado pela falta de atenção e/ou uso da pistola pneumática para apertar o parafuso de fixação da Roda Fônica, onde a mesma “monta” na engrenagem do virabrequim.
A Falha do Sinal
A falha do sinal tinha como causa danos a alguns dentes da Roda Fônica, como pode ser conferido na imagem abaixo.
Chamo atenção para o sinal, que tem amplitude maior, porém, não está deformado ou com ruídos. Isso é característica de um defeito da RF. Defeitos do CKP, normalmente, o sinal ficará deformado e/o com ruídos.
Diagnóstico realizado, ainda nos deparamos com a Roda Fônica fornecida errada. Foi-nos enviada a RF ultilizada pela família Fiat 1.8, onde o motor é da GM. Fisicamente as peças são idênticas, porém, a Falha de Referência na RF FIAT, quando aplicada ao mecanismo da GM, fica 5 dentes atrasada, o que causará erro em todos os cálculos da UCM.
Esses são defeitos bem comuns, mas, raros de acontecerem paralelamente. A utilização do Osciloscópio e o conhecimento de como funciona o Sensor de Rotação e PMS/CKP, o Sensor de Fase/CMP, a relação entre os dois e a estratégia da Unidade de Comando do Motor, ajuda a entender tecnicamente o motivo da perda de força reclamada pelo cliente. Conhecimentos que você pode adquirir no nosso curso de Gerenciamento Eletrônico do Motor On Line.
Essa foi mais uma contribuição do Carro & Técnica Treinamentos Automotivos para você. Esperamos que lhe seja útil e, se for, compartilhe para ajudar na divulgação do nosso trabalho e a elaboração de mais matérias como essa.
Até a próxima!
Sucesso!
Carro & Técnica Treinamentos Automotivos
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