Por Paulo Costa
O velocímetro parou de funcionar subitamente! A primeira vista poderíamos pensar em um problema no painel.
Nos veículos a partir de meados dos anos 1990 produzidos no Brasil começou a ficar popular o controle do velocímetro pela Unidade de Comando de Injeção Eletrônica, que tem como base para essa estratégia a informação do Sensor de Velocidade (VSS – Vehicle Speed Sensor), informação essa que também é importante para outros sistemas como Transmissão Automática e de Travamento de Portas, por exemplo.
Neste vídeo mostramos como diagnosticamos o problema utilizando o passo-a-passo, baseado no entendimento do componente, interpretação do diagrama elétrico e procedimentos de testes corretos para essa aplicação.
Assista até o final e veja como colocamos em prática os conhecimentos acima citados, os quais ensinamos no Curso de Diagnóstico e Interpretação de Diagramas Elétricos Automotivos/IDEA.
Se lhe for útil esse vídeo, peço que compartilhe para que outras pessoas possam adquirir esses conhecimentos e ajudar a seguirmos com nosso trabalho.
Sucesso!
Paulo Costa
Curso IDEA
www.carroetecnica.com.br