Técnica

Pass Thru: Reprogramação e Diagnóstico Remoto de ECUs

Po Paulo Costa

Perda de potência, consumo alto, marcha lenta oscilante ou ainda falhas diversas em sistemas gerenciados eletrônicamente. Quem nunca se deparou com alguns desses problemas e após diversas avaliações e a até substituição de peças, não conseguir sucesso na solução do problema, sendo necessária a substituição da UCE ou a implantação de uma nova configuração da mesma através de intervenções físicas?

Com a tecnologia Pass Thru, é possível nos módulos que estão sob as normas SAE J2534 e ISO 22900, a realização de atualizações do software e diagnósticos das unidades de Gerenciamentos do Motor, ABS, Carroçaria, Câmbio, etc, via DLC(conector OBD 2) e Rede de Comunicação Veicular (Rede Can), sem sequer remover a UCE do lugar. Para realizar os procedimentos o scanner automotivo (ou interface dedicada para o procedimento), que deve estar devidamente habilitado para tal poderá permitir a comunicação entre o veículo e a montadora.

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Os países que asseguram o direito do proprietário de reparar seu veículo onde desejar, obrigam por lei as montadoras disponibilizarem as informações técnicas as Reparadoras Independentes que desejem adquiri-las, e assim poder oferecer aos seus clientes os mesmos procedimentos realizados nas concessionárias.

Aos reparadores que desejam adquirir o acesso as informações e procedimentos é cobrada (algumas montadoras podem não cobrar), pela montadora, uma taxa que pode variar de diária a anual. O mesmo, após adquirida a licença através da montadora, poderá acessar as informações técnicas e procedimentos e realizar assim a mesma assistência que uma concessionária. Treinamentos para domínio dos procedimentos também podem ser exigidos pelas montadoras, além de informações pessoais dos técnicos para execução em sistemas de segurança como Imobilizador, por exemplo.

Os procedimentos disponíveis podem ir de diagnósticos a atualização de software (Reprogramação) ou um dos dois, dependendo da oferta do fabricante do veículo. Vale salientar que o fabricante se isenta das responsabilidades pelos procedimentos realizados, ficando a responsabilidade com o técnico ou empresa que o realizar.

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O Pass Thru não é uma novidade na reparação automotiva nos países desenvolvidos, onde a autonomia do proprietário do veiculo é respeitada, garantindo que o mesmo decida onde levar o seu carro para reparar. Resta a nós lutar e torcer que essa realidade venha fazer parte do Reparador Automotivo brasileiro o mais rápido possível.

Fonte: texabrasil.com.br

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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