Por Paulo Costa
Veiculo: Kadett 1.8 EFI
Sistema: Multec 700
Sintoma
Motor não entra em funcionamento. Há centelhamento nas Vela de Ignição. O comando/chaveamento do injetor acontece por alguns segundos.
Característica do Sistema Multec 700
Neste sistema (Multec 700), o sinal de rotação é enviado pelo Módulo HEI (também no distribuidor) para a UCM. O módulo HEI pode comandar a Bobina de Ignição de forma independente, porém, com ponto de Ignição fixo. Os mapas do Avanço de ignição são trabalhados pela Unidade de Comando do Motor/UCM.
Testes
Foram feitos análises dos parâmetros, Teste do Chicote Elétrico, substituição da UCM, Distribuidor de Ignição completo (com sensor de Rotações e Módulo HEI), entre outros testes.
Solução
O colega nos relatou que não havia continuidade em nenhum dos terminais da tomada de 4 fios do Módulo HEI para os devidos pinos da UCM (D5, B5, D4 e B3), porém, os quatro pinos da tomada do HEI, davam perfeita continuidade para os pinos C3,C4,C5 e C6 (terminais que enviam o controle do Motor de Passo) da UCM, o que o levou a achar que havia uma alteração no chicote, uma vez que o veículo já vinha de outra oficina.
Após seu relato e analisar o Diagrama Elétrico, sugeri que poderia ser uma inversão nas tomadas, uma vez que as mesmas são muito semelhantes. Sugestão aceita e problema resolvido!
Observe os conectores dos componentes, bastante semelhantes.
Esse tipo de confusão é comum, sobretudo quando se tem componentes próximos com tomadas de quantidade de vias iguais, por tanto, esteja atento. Busque orientação via Diagrama Elétrico, pois, a sua interpretação e aplicação no processo, facilita e acelera o diagnóstico.
Parabéns ao colega Kleiton, da Hidrauar Auto Center, que está amadurecendo no diagnóstico de sistemas gerenciados eletronicamente e não desistiu de achar a solução do problema, ganhado assim mais experiência no diagnóstico de chicotes e Interpretação e Aplicação do Diagrama Elétrico.