Técnica

Estudo de Caso: Códigos 16688 e 16685

por Paulo Costa

Estudo de Caso: Códigos 16688 e 16685

Parati 2006

Sistema Magneti Marelli 4AP FLEX (Com sistema de GNV)

Memória de Avarias: Códigos de Falhas 16685 e 16688 (equivalente OBD2 P0301 e P0304)

Anomalia: Ao funcionar na Gasolina, a UCM inibia os pulsos dos eletroinjetores dos cilindros 1 e 4 na desaceleração.

Avaliações:

  • Leitura de parâmetros via scanner
  • Verificação dos eletros injetores (Dois com vazão abaixo do limite máximo previsto foram substituídos)
  • Diagnóstico de todo sistema de ignição

 

Solução do problema: Após verificação via diagrama elétrico, foi constatado que o fio que vem do pino 59 da UCM, por onde é enviado o pulso referente a bobina dos cilindros 1 e 4, tinha sido instalado indevidamente no pino central da tomada da bobina (pino 2), onde é pra ser a alimentação positiva (tensão de bateria) do primário e este no terminal 1 da tomada, ou seja, uma inversão na tomada do primário do transformador de ignição/bobina.

 

Dica fornecida por Alexandre Ugulino da Ok Injeção Eletrônica – Parnamirim/RN

 

 

 

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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