por Paulo Costa
Estudo de Caso: Códigos 16688 e 16685
Parati 2006
Sistema Magneti Marelli 4AP FLEX (Com sistema de GNV)
Memória de Avarias: Códigos de Falhas 16685 e 16688 (equivalente OBD2 P0301 e P0304)
Anomalia: Ao funcionar na Gasolina, a UCM inibia os pulsos dos eletroinjetores dos cilindros 1 e 4 na desaceleração.
Avaliações:
- Leitura de parâmetros via scanner
- Verificação dos eletros injetores (Dois com vazão abaixo do limite máximo previsto foram substituídos)
- Diagnóstico de todo sistema de ignição
Solução do problema: Após verificação via diagrama elétrico, foi constatado que o fio que vem do pino 59 da UCM, por onde é enviado o pulso referente a bobina dos cilindros 1 e 4, tinha sido instalado indevidamente no pino central da tomada da bobina (pino 2), onde é pra ser a alimentação positiva (tensão de bateria) do primário e este no terminal 1 da tomada, ou seja, uma inversão na tomada do primário do transformador de ignição/bobina.
Dica fornecida por Alexandre Ugulino da Ok Injeção Eletrônica – Parnamirim/RN