Problema: Motor dar partida, mas não entra em funcionamento
O problema que iremos relatar foi resolvido através de um suporte dado por nós ao reparador Ademir Brito, amigo de longa data que possui oficina na cidade de Santa Maria/RN. O mesmo já havia realizado testes, que apesar de corretos, ainda não tinha levado a solução da problema.
Avaliação
Foram avaliados; Pulsos nos injetores e alimentação positiva dos mesmos, alimentação elétrica dos sensores e atuadores, pressão e vazão da linha de combustível e centelhamento nas bobinas.
Foi constatado ausência de centelhamento nas bobinas e em seguida, falta de pulso (chaveamento) nas mesmas. Os demais testes acima citados foram aprovados.
Por já ter me deparado com problema semelhante, sugeri uma avaliação dos pontos de massa/aterramentos, pois em alguns sistemas, o massa responsável pelo pelo chaveamento dos transformadores de ignição é exclusivo, e por isso, oxidações ou danos no mesmo vão comprometer o funcionamento dos Transformadores/bobinas.
Diagnóstico
Após uma avaliação do chicote elétrico, de fato, foi constatado problema (mal contato) em um dos massas e após reparado o mesmo, o comando das Bobinas foi restabelecido e o motor voltou a funcionar.
Observação
Alguns sistemas utilizam um massa exclusivo para comando dos transformadores de ignição/Bobinas, logo, podemos nos deparar com problemas de não funcionamento do motor devido a falta apenas desse(s) sinal(is).
Ps.: Caso você queira compartilhar um defeito ou dica aqui no carroetecnica.com.br, envie para carroetecnica@gmail.com que teremos o prazer de postar com os devidos créditos. Você poderá ajudar colegas com problemas iguais ou semelhantes ao que você passou.
Click em um dos ícones do alto da coluna a direita e conheça nossas redes sociais.
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
por Carro & Técnica O funcionamento da Rede CAN Automotiva exige diversos domínios técnicos por parte do profissional, para que este possa fazer o diagnóstico preciso. Alguns fabricantes utilizam protocolos de funcionamentos específicos, como a Rede Ativação de Comunicação, que podemos encontrar na GM, por exemplo. Outra conhecimento que o técnico precisa ter, é que […]
por Paulo Costa Aprenda, nesse vídeo, dicas sobre o Protocolo BSS, que é utilizado na comunicação entre Alternador Pilotado e Central do Motor (ou Módulo de Bordo). CONHEÇA NO CURSO DE REDE CAN & ALTERNADOR PILOTADO E APROVEITE O SUPER DESCONTO DE 50%, PODENDO PAGAR EM ATÉ 12 VEZES NO LINK ABAIXO. Clique no Link […]