Por Paulo Costa
O Sensor de Oxigênio ou Sonda Lambda como é popularmente conhecido este sensor, tem como função enviar um sinal elétrico que irá variar na faixa entre 100 e 1000mv e servirá para que a Unidade de Comando do Motor/UCM possa monitorar a mistura ar/combustível/AF, considerando que acima de 450mv será considerada mistura rica e abaixo disso, mistura pobre.
O elemento sensor na grande maioria dos casos é feito de Zircônio (Zr), que tem seu momento ótimo de trabalho acima de 300°C. Para que o Zr atinja mais rapidamente seu ponto ótimo de funcionamento o mais rápido possível, as sondas lambdas passaram a trazer consigo um termistor do tipo PTC, que serve como resistência de aquecimento do sensor de oxigênio. Essa mudança fez com que os SO2 passassem a serem conhecidos como Sensor de Oxigênio Aquecido ou Ho2S, do inglês Heated Oxygen Sensor.
No passado recente o PTC era alimentado com a tensão nominal de bateria (12V), onde o negativo/massa era constante, e o positivo através do mesmo Rele que alimenta a Bomba de Combustível (na maioria das configurações).
A função da resistência de aquecimento é muito importante para o perfeito funcionamento da sonda lambda e com essa configuração da alimentação elétrica, além de não permitir que a Unidade de Comando do Motor monitore o Ho2S, traz um maior consumo de corrente elétrica para o sistema elétrico do veículo, uma vez que a resistência estará constantemente alimentada com corrente contínua constante.
Para solucionar esses problemas, os Ho2S passaram a vir com o controle através de corrente contínua ciclada/pulsante, comando este conhecido tecnicamente como Ciclo de trabalho ou Duty Cycle. Essa configuração também permite que a UCM faça uma estimativa da temperatura do Ho2S.
Devido a essa nova forma de controle, novas formas de testar o controle do Heater do So2 também surgiram. O procedimento mais completo é com o osciloscópio, onde o reparador poderá fazer a avaliação da amplitude do sinal, frequência, forma do sinal, etc.
Outra possibilidade e também muito precisa é com um analisador de Ciclo de Trabalho/Duty Cycle, onde o reparador poderá medir a porcentagem do Ciclo Ativo do sinal. Esse recurso poderá ser encontrado em um analisador de motores automotivo, popularmente conhecido como multímetro automotivo. Por último, caso o reparador não disponha dos recursos acima, poderá aplicar o voltímetro e medir a tensão média do sinal, que irá ser próxima a da bateria, logo que o motor for ligado e irá decrescer a medida que o mesmo for atingindo a temperatura operacional.
Lembro que tão importante quanto as análises acima citadas, será a medição da resistência de aquecimento. Por se tratar de um Termistor do tipo PTC, na temperatura ambiente o valor lido será menor que o lido com o componente aquecido, pois este tem como característica o aumento da sua resistência quando a temperatura aumenta.
Bom, espero que esse artigo possa ter ajudado a você na compreensão da importância do Heater do Sensor de Oxigênio. Compartilhe com amigos em suas redes sociais! Se desejar mais informações, entre em contato conosco pelo carroetecnica@gmail.com ou pelo Wapp (84) 99681.4750.
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