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Como Funciona o Acelerador Eletrônico

Por Paulo Costa

 

 

O acelerador eletrônico (Drive By Wire/DBW) foi introduzido no mercado brasileiro em 2001 pela FIAT em seus motores Fire 1.0 e 1.3 16 válvulas, porém, o sistema só virou unanimidade entre os veículos nacionais após a primeira década dos anos 2000.

Assista abaixo o nosso vídeo post e entenda o funcionamento do sistema.

 

O pedal do acelerador eletrônico possui dois sensores que convertem o movimento do pedal em sinais elétricos, que são enviados a Unidade de Comando Eletrônico. A partir dessa informação a UCE entende a solicitação de aceleração ou se o pedal está em repouso.

 

Corpo de Borboleta/TBI aloja o servomotor que controla a posição da borboleta e dois sensores que enviam sinais elétricos de retorno para que UCE saiba se a localização da borboleta está conforme com o determinado.

O interruptor de embreagem informa a UCE se a embreagem está sendo acionada para que ele possa controlar melhor a estratégia Dash-Pot.

 

O interruptor de freio, além de enviar o comando para acendimento das luzes de freio, também envia informação para UCE trabalhar a estratégia Dash-Pot.

 

 

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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