Por Paulo Costa
São muito comuns dúvidas sobre a solução arrefecedora (água estéril + aditivo). Para que serve, qual a proporção, como completar, se deve colocar água mineral ou de chuva… Enfim, as dúvidas são tantas quantos os mitos e inverdades existentes. Vamos ajudar a esclarecer algumas delas nesse post, para que você possa evitar a deterioração prematura desse importantíssimo sistema do motor.
Sistema de Arrefecimento
Arrefecer significa esfriar, porém, o sistema de arrefecimento dos motores não tem a função de esfriar o motor, mas sim, fazê-lo chegar o mais rápido possível em sua temperatura ideal de funcionamento e mantê-lo dentro dela, para que a energia gerada pela combustão possa ter seu melhor aproveitamento. Motores modernos incluem uma galeria de circulação do líquido de arrefecimento pelo coletor de escapamento (ponto mais quente do motor), com o objetivo de auxiliar o aquecimento do mesmo. Além disso, um motor trabalhando em temperatura baixa, aumenta o atrito entre as peças móveis ajudando no processo de desgaste.
Injeção Eletrônica
Um sensor que é essencial para o cálculo da quantidade de combustível que será injetada no motor (tempo de injeção/TI), é o sensor de temperatura da água. Quanto mais frio o motor estiver, necessitará de uma quantidade maior de combustível para funcionar adequadamente e para poder fazer os cálculos necessários do tempo ótimo de injeção, a UCE (unidade de comando Eletrônico utilizará o ECT (Engine Coolant Temperature) para realizar esses cálculos, logo, um motor que não atinja a sua temperatura ideal de funcionamento rapidamente, terá um consumo maior de combustível, por isso, alterações indevidas no sistema de arrefecimento para abaixar a temperatura do motor, aumentará o consumo de combustível, emissões de poluentes, assim como o atrito, que provocará desgaste prematuro do motor.
Processo corrosivo
O processo corrosivo ocorre devido as característica dos metais que compõem o cabeçote (liga de alumínio) e o bloco do motor (ferro fundido). Esses metais tem diferenças de potenciais elétricos e isso é o que promove a migração dos elétrons do material de maior potencial para o de menor potencial causando o processo corrosivo, tecnicamente chamado de corrosão galvânica. Porém, o processo corrosivo só irá ocorrer se houver um meio para isso e é ai onde entra a qualidade do líquido presente no sistema de arrefecimento, pois este irá funcionar como eletrólito (substância condutora de eletricidade) e dependendo das suas características, poderá acelerar o processo corrosivo ou retardar este.
Parte 2 – A Solução Arrefecedora