Por Paulo Costa
Outro dia um cliente me ligou aflito, pois ele foi trocar a bateria do Air Cross da esposa dele, instalou os polos da bateria invertidos e me relatou que mesmo após corrigir o motor não funcionava e outras funções do veículo estavam inativas.
Histórias como essas são comuns. Temos veículos com alta tecnologia, logo, os serviços, por mais simples que sejam, devem ser executados por profissionais capacitados, porém, muitas vezes acontecem condições onde não é possível o acesso a estes ou a urgência de uma situação exige do proprietário uma atitude, e ele precisará agir. Baseado nisso, resolvemos compartilhar aqui no Carro & Técnica a forma correta e segura de como trocar a bateria.
Cuidados prévios
Inicie o procedimento 1 hora após o veiculo ser desligado, pois, nos veículos mais modernos existe uma rede de comunicação entre as diversas Unidades de Comando neles e mesmo após o desligamento do veiculo esta ainda está energizada e ativa e o tempo de 1h será mais que suficiente para as informações serem guardadas e a rede “adormecer”.
Mesmo que seu veiculo não tenha a tecnologia citada acima, o sistema de injeção tem uma estratégia chamada Power Latch, que mantém a UC energizada mesmo depois do veiculo desligado. Essa estratégia também é para que a Unidade de Comando da injeção possa armazenar dados em uma memória específica após o desligamento do veiculo.
Passo-A-Passo
Passo A– Localize a Bateria (em alguns modelos pode estar embaixo do banco ou no porta malas).
Passo B– Desligue primeiro o polo negativo (ele tem diâmetro menor e terá um sinal de menos “-“).
Passo C– Folgue e remova o polo positivo (Ele tem diâmetro maior e possui sinal de mais “+”)
Passo D– Remova a bateria
Coloque a nova bateria no alojamento
Passo E– Instale o polo positivo e aperte-o.
Passo F– Instale o polo Negativo e aperte-o.
Passo G– Pra finalizar, ligue apenas a ignição por um minuto e após esse tempo, dê a partida.
Esse é o procedimento correto a ser realizado para evitar curto-circuitos e outros problemas indesejados. Caso não seja possível a contratação de um profissional para realização da troca da bateria, seguindo esse passo-a-passo você estará seguro.
Lembre-se que a utilização de equipamento de proteção como luvas e óculos tornará mais segura o procedimento.
Compartilhe com os amigos se achar relevante esse post e se algum assunto lhe interessa, solicite-nos, pois, terei satisfação em abordá-lo.
Sucesso sempre!
Paulo Costa
Mecânico e Instrutor Automotivo