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Injeção Eletrônica é Mais que Bico Injetor

Por Paulo Costa

O sistema de injeção eletrônica foi desenvolvido para que houvesse um melhor controle de emissões de poluentes por parte dos veículos automotores. Para melhor compreensão do sistema, podemos fazer uma analogia com o corpo humano onde os sentidos seriam os sensores, o cérebro a unidade de controle eletrônico e os membros os atuadores.

Composição de um sistema multiponto (um injetor para cada cilindro).

Nesse post, de forma objetiva e clara, o carro & Técnica traz pra você a composição do sistema de Injeção Eletrônica, informação que jugamos importante, uma vez que muitos proprietários de veículos ainda acham que a composição do sistema se trata apenas de bicos (eletrinjetores) e bomba de combustível, e você verá ao término dessa leitura que se trata de um sistema muito mais complexo, porém, de entendimento simples. Logo você chegará a conclusão que nem toda anomalia apresentada no sistema está ligada a bico(s) e/ou bomba de combustível.

 

Devido à complexidade do sistema e o objetivo deste post, que é de informar para o leigo o funcionamento básico do sistema, vamos nos ater aos principais componentes do sistema de IE, aqueles considerados essenciais para o funcionamento do motor e comuns em todos os sistemas.

 

Composição:

 

O sistema é composto por:

  • UCE (unidade de comando eletrônica) é o cérebro do sistema e tem a função de receber as informações dos sensores e enviar comando aos atuadores.
  • Sensores tem a função de informar as condições de funcionamento do motor.
  • Atuadores promovem o funcionamento do motor e dos subsistemas controlados pela UCE.

 

UCE- (Unidade de Comando Eletrônico/Cérebro)

A UCE é o cérebro do sistema. Ela é a responsável por receber as informações dos sensores e fazer os cálculos necessários da quantidade de ar aspirada pelo motor para fazer a correta injeção de combustível, assim como comandar o sistema de ignição, que promoverá a centelha na vela de ignição, provocando a combustão da mistura ar/combustível.

 

Sensores

Os sensores estão estrategicamente distribuídos pelo motor e enviam (em tempo real) informações sobre;

 

  • Rotação do motor
  • Temperatura do motor
  • Temperatura do Ar
  • Volume do ar admitido
  • Equilíbrio da relação ar/combustível
  • Posição do acelerador
  • Velocidade do veículo
O sensor CKP é a principal base de cálculo do sistema. Sem a sua informação, não é possível o funcionamento do motor.

Alguns sistemas contam com mais sensores, porém, os acima citados são os mais comuns.

 

Atuadores

Os atuadores são os responsáveis por promover o funcionamento do motor e de subsistemas também controlados pela UCE. E entre os principais podemos citar:

  • Eletroinjetores (bicos) – injetam o combustível de acordo com o comando da UCE.
  • Transformador de Ignição (Bobina) – Fornece a alta tensão necessária para queima da mistura ar/combustível
  • Bomba de Combustível – Envia o combustível do tanque a galeria onde os injetores estão localizados
  • Atuador de marcha lenta – Controla a dosagem do ar de marcha lenta e realiza ajustes quando inserida uma carga ao motor (e.: ar condicionado)
  • TBI eletrônico (acelerador eletrônico/Drive By Wire) – Controla a dosagem de ar para o motor em todos os regimes de funcionamento. Desde a marcha lenta até a carga total.

 

O eletroinjetor pode ter sua vazão reduzida ou aumentada ao longo do tempo e por isso deve ser avaliado periodicamente.
Falta de manutenção no tanque de combustível, contamina o resevatório da bomba de combustível, causando falha pré-matura na mesma.

Conhecendo agora como funciona o sistema de injeção eletrônica, você poderá concluir que nem sempre (ou na maioria das vezes), uma simples limpeza de bicos irá ser a solução do problema de funcionamento do motor.

Portanto, sempre que precisar resolver problemas de mau funcionamento do seu veículo, procure uma oficina com profissional capacitado e equipamentos necessários para correto diagnóstico e solução do problema.

Se você gostaria de saber mais sobre esse sistema, vá até a seção Técnica do nosso site a assista nossas aulas gratuitas de Introdução a Injeção Eletrônica.

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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