Por Paulo Costa
Dos sistemas existentes em um carro alguns foram criados para gerar conforto ao condutor. O sistema de direção hidráulica é um desses, mas que também não deixa de contribuir para segurança. Veja nesse post o seu funcionamento, componentes e cuidados para prolongar sua vida útil.
Como Funciona o Sistema de Direção Hidráulica?
O Sistema de Direção Hidráulica é composto pelos seguintes componentes:
- Bomba para gerar a pressão de auxílio ao condutor
- Caixa de direção com válvulas que direcionam o fluido hidráulico para o lado comandado (esquerda ou direita), diminuindo assim o esforço a esterçar (girar) o volante.
- Reservatório do fluido hidráulico
- Mangueiras de pressão e retorno do fluído
- Fluido hidráulico
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A pressão é gerada pela bomba, que por sua vez é acionada pelo motor através de uma correia, que pode ser específica ou comum para outros componentes.
Um dos componentes que merecem muita atenção e que é também o mais simples do sistema é o fluido hidráulico, pois a degradação desse componente causa;
- Diminuição da eficiência do sistema (tornando o esterçamento mais pesado)
- Desgaste da bomba
- Danos aos retentores da caixa de direção e a cremalheira
Esses problemas originados pelo fluido hidráulico degradado, causa vazamentos e desgaste prematuro do sistema.
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Portanto é recomendável avaliação do fluido hidráulico a cada 30.000 kms (em média), e se necessário a limpeza do sistema e substituição do fluido hidráulico, que tem a função de transferir a força aplicada pelo condutor ao esterçar o volante.
Existe uma classificação para os fluidos da direção hidráulica, por tanto, verifique (ou solicite ao reparador automotivo) que veja no manual ou em tabela específica, qual o tipo para o sistema do seu carro.
Veja nesse excelente vídeo do fabricante DHB o funcionamento do sistema.
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