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Cuidados Com a Direção Hidráulica

Por Paulo Costa

 

Dos sistemas existentes em um carro alguns foram criados para gerar conforto ao condutor. O sistema de direção hidráulica é um desses, mas que também não deixa de contribuir para segurança. Veja nesse post o seu funcionamento, componentes e cuidados para prolongar sua vida útil.

 

Como Funciona o Sistema de Direção Hidráulica?

O Sistema de Direção Hidráulica é composto pelos seguintes componentes:

  • Bomba para gerar a pressão de auxílio ao condutor
  • Caixa de direção com válvulas que direcionam o fluido hidráulico para o lado comandado (esquerda ou direita), diminuindo assim o esforço a esterçar (girar) o volante.
  • Reservatório do fluido hidráulico
  • Mangueiras de pressão e retorno do fluído
  • Fluido hidráulico
A bomba sofre desgaste prematuro com fluido velho
Desgaste da cremalheira, anéis o’rings e retentores causam vazamentos.
No reservatório é fácil avaliar o fluido, que deve ser vermelho ou de cor clara.

A pressão é gerada pela bomba, que por sua vez é acionada pelo motor através de uma correia, que pode ser específica ou comum para outros componentes.

Um dos componentes que merecem muita atenção e que é também o mais simples do sistema é o fluido hidráulico, pois a degradação desse componente causa;

  • Diminuição da eficiência do sistema (tornando o esterçamento mais pesado)
  • Desgaste da bomba
  • Danos aos retentores da caixa de direção e a cremalheira

Esses problemas originados pelo fluido hidráulico degradado, causa vazamentos e desgaste prematuro do sistema.

Os fluidos são específicos

Portanto é recomendável avaliação do fluido hidráulico a cada 30.000 kms (em média), e se necessário a limpeza do sistema e substituição do fluido hidráulico, que tem a função de transferir a força aplicada pelo condutor ao esterçar o volante.

 

Existe uma classificação para os fluidos da direção hidráulica, por tanto, verifique (ou solicite ao reparador automotivo) que veja no manual ou em tabela específica, qual o tipo para o sistema do seu carro.

Veja nesse excelente vídeo do fabricante DHB o funcionamento do sistema.

Se gostou e acha útil, compartilhe com seus amigos. Sucesso!

 

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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