Por Paulo Costa
Essa sopa de números para muitos proprietários de carros ainda é desconhecida, apesar de pela própria dedução, subentende-se que um motor 2.0 é mais potente que um motor 1.0, porém, precisamos salientar que dependendo do ano do veículo e consequentemente da tecnologia empregada no motor e seu sistema de controle, isso pode não ser verdadeiro.
Bom, mas o que significa de fato esses números colocados na traseira do seu carro? Vamos então desvendar esse “enigma”.
Os motores para funcionar precisam aspirar uma mistura de Ar e Combustível (ar/gasolina, ar/álcool, etc) e esses dois elementos formarão uma gás que será queimado, transformando a energia gerada por essa queima (tempo de expansão) em movimento mecânico.
A quantidade de mistura ar/combustível que o motor tem capacidade de aspirar (chamada de eficiência volumétrica), será determina pelo tamanho dos cilindros (ou cilindro) e é medida em litros (L) ou centímetros cúbicos (CC).
Aqui já começa a ficar mais claro pra você o que as denominações 1.0 (1.000ml), 1.4 (1.400ml), 1.6 (1.600ml) e assim por diante significam. Isso mesmo! Essas denominações representam a quantidade de mistura que os cilindros juntos conseguem admitir.
Para melhor entendimento, veja a ilustração a abaixo.
O valor demonstrado em litros, deverá ser divido pela quantidade de cilindros que o motor tem, logo, em um motor de 1.0L e de 3 cilindros, cada cilindro terá uma capacidade de aproximadamente 333ml.
Quanto maior a quantidade de mistura em litros que o motor tiver capacidade de admitir, mais potência será capaz de gerar.
Pronto, agora você já sabe mais uma sobre seu amado carro. Deixe um comentário e/ou sugestão de artigos que gostaria de ver aqui no Carro & Técnica.
Sucesso!